03
May

A literatura dos microtextos no Twitter

Originalmente postado na comunidade Bar do Escritor. Para o melhor entendimento dos membros o tutorial foi feito de forma simples.

E aí meus bons e queridos escritores!

Para os novatos que n√£o sabem, eu sou o moderador [p].

Queria pedir uns minutos da atenção de vocês.

Praticamente todos aqui possuem blog aqui e isso vai ser de uma grande ajuda na divulgação de textos e todo material criado por vocês.

1 РEstou convidando vocês para conhecerem o Twitter: www.twitter.com

Para explicar o que é o Twitter, vou usar das palavras de um monstro da blogosfera, o Ney do Interney:

Pra começar você entra no site http://twitter.com, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies http://twitter.com/replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL402571-6174,00.html

Ok, se algu√©m tem mais alguma d√ļvida eu vou tentar resumir: ap√≥s criar a conta, escolher o login e senha voc√™ procura pessoas que possuem um twitter, o meu por exemplo: http://twitter.com/prestobarba a partir da√≠ vc clica em Follow e pronto.

Na sua home: http://twitter.com/home você vê todas as mensagens dos seus amigos. São como recados do orkut, a diferença é: se você quiser mandar uma mensagem pra mim, você diferencia usando o @, por exemplo:

@prestobarba oi, to testando o twitter

No Settings: http://twitter.com/account/settings você configura seu nome, email, blog e uma pequena biografia de 160 caracteres.

No Pictures que vc acessa pelo Settings http://twitter.com/account/picture

Você muda sua foto de exibição. E no Design http://twitter.com/account/profile_settings você pode configurar as cores de fundo ou uma imagem de fundo.

Utilizando das palavras de outro montro da blogosfera, o Inagaki:

Digamos que o Twitter seja como uma folha de caderno com limita√ß√Ķes de espa√ßo. Como voc√™ s√≥ pode escrever mensagens de at√© 140 caracteres, √© preciso ser objetivo. Por√©m, como em qualquer p√°gina em branco, voc√™ tem liberdade para escrever o que lhe vier √† cabe√ßa, desde fazer breves confiss√Ķes sobre o seu cotidiano (“que al√≠vio, acabei de dar a descarga!”) at√© compartilhar poemas e hai-kais (“escreveu Leminski: ‘confira/ tudo que respira/ conspira’”) ou relatar, tal qual um rep√≥rter com c√Ęmera na m√£o, os fatos que voc√™ est√° testemunhando naquele momento (“evitem a Marginal Tiet√™, um caminh√£o acabou de tombar na altura da Ponte Casa Verde”).

Além disso, o Twitter é também uma maneira prática e rápida de divulgar links interessantes, manter seus amigos informados sobre o que você anda fazendo ou publicar insights que lhe vêem à cabeça num determinado momento.

Pela limitação dos caracteres do Twitter, vc não pode mandar uma mensagem grande com um link de um blog muito grande. Nesse site: http://tinyurl.com/ você gera um novo link reduzido. Por exemplo:

O meu link http://arteevicio.com/barganha/300-filmes-para-ver-antes-de-morrer/

Após entrar no site http://tinyurl.com/ colar o meu link e clicar em Make TinyURL ele se fica assim: http://tinyurl.com/3mrmjj

E o que você ganha com isso? aCalma, vou chegar aí.

Eu possuo um domínio próprio. Sou dono do http://arteevicio.com/

Utilizando o twitter, eu postava mensagens a cada novo post meu no blog.

Explico.

No meu caso eu publico algo no site e vou no twitter deixar a seguinte mensagem:

confira: soldados pós-iraque [depois colocava o link do post]

Com isso, quem era meu amigo no twitter via a mensagem, achava interessante e ia ver.

Acreditem no que eu vou dizer. O n√ļmero de visitas do meu blog aumentou em 1000%

Eu disse MIL por cento.

E eu só uso o Twitter para divulgar o blog há 1 mês.

2 ‚Äď Vamos divulgar literatura atrav√©s do Twitter.

√Č nesse ponto que eu quero chegar. N√£o vou propor desafios aqui, mas de minha parte eu garanto. Divulgar meus microcontos ou at√© mesmo escrever novos microcontos. J√° que o limite do twitter √© 140 caracteres. Surge a√≠ um novo padr√£o para os microcontos. O TwitterConto. Ou o TwitterPoema. Voc√™ pode divulgar tamb√©m qualquer texto pequeno, pensamento, dica. Como eu fa√ßo com as minhas mensagens. Sempre digo o que eu to pensando ou sempre deixo uma dica e o link utilizando o gerador do http://tinyurl.com/

Inovem, criem. TwitterConto, TwitterPoema, TwitterPensamento, TwitterDicas.

Criem seus twitters, digam o que estão fazendo. Mandem mensagens, conheçam pessoas, divulguem suas letras. A internet exige praticidade e rapidez. Vá no seu twitter, digite uma mensagem para alguém, mande um aviso, declare-se, conte piadas.

Você pode fazer tudo até mesmo pelo celular. Saiba mais aqui: http://www.interney.net/?p=9761875

Forte abra√ßos e contem comigo para qualquer d√ļvida! Tenham calma, o Twitter parece complicado, mas lembrem-se que o orkut tamb√©m era complicado quando voc√™s fizeram os seus.

Aproveitando…n√£o deixem o blog do bar jogado no lixo. Acesse, leia e comente:

Deu trabalho pra construir isso tudo. http://www.bardoescritor.net/blog

Em breve o novo visual do ezine.

Fui!

2 Responses to “A literatura dos microtextos no Twitter”

  1. Maria says:

    Ol√°,

    Gostei muito do post. Já estou a usar o Twitter mas ainda não tinha visto diferença no tráfego até que ontem escrevi um post, indiquei-o no Twitter e recebi a primeira visita.

  2. O Twitter √© uma ferramenta muito √ļtil para recados, n√£o possui imagens ou fotos, dando rapidez √† divulga√ß√£o. Not√≠cias correm mundo no ato, pode-se saber o que uma pessoa est√° fazendo naquele momento.
    Ainda estou descobrindo funcionalidades disso, se você já tem um, siga-me e eu farei o mesmo, vamos nos unir.
    Quem ainda não tem, recomendo se inscrever já, é rápido, fácil e grátis.
    @copperfield

Comente

*