12
Oct

Os anos 80 (especial dia das crianças #2)

Confesso que são poucos os desenhos de hoje que eu indicaria para meu filho assistir, claro, se eu tivesse um. Mas são incontáveis os que eu indicaria para ele assistir das décadas anteriores. Esse post é destinado aos que não conhecem e aos que viveram os anos 80 também.

Mas antes, um apanhado do que seria a programação HOJE.

Até o início dos anos 2000 os desenhos eram mais freqüentes e interessantes, mas na programação infantil atual da TV brasileira eu descartaria quase tudo. Com exceção dos Simpsons (citado no post anterior), por um gosto pessoal. Também considero o novo Pica-pau muito bom, pois não desaponta e nem desmerece a história do desenho. Poucos são as continuações ou novas versões que agradam o público. O novo Power Rangers não se compara ao primeiro. Os novos Pokémons não se comparam à origem do desenho. Até mesmo aqueles Digimons leia-se imitando pokemóns foram melhores no começo (mesmo com a louca da Angélica querendo digienvolver na abertura do desenho).

O que mais me surpreendeu nessa grade de programação Record/Globo/SBT foi o seriado Everybody Hates Chris. No mesmo esquema de Anos Incríveis (Wonder years), que na minha opinião possui o melhor roteiro de toda a história da televisão, o seriado Todo mundo odeia o Cris merece atenção. A série, que retrata os anos 80, se diferencia bastante dos outros sitcoms americanos pelo fato de não apresentar risadas gravadas e por ter um cenário mais realista.

Dos anos 80, tenho meus desenhos favoritos:

null

O mestre da responsabilidade ambiental também era um dos meus desenhos favoritos. O Capitão Planeta fazia muitas crianças pensarem sobre o meio ambiente e sobre os 3-Rs: reduzir, reusar e reciclar. Duvida da importância do desenho ou da influência dele nas crianças? Pois conheça então a Fundação Capitão Planeta e mude de idéia. Confira aqui uma entrevista simulada com o super-herói.

eu sou o rei do paint

Um record de interpretações e paranóias? Eu respondo: Caverna do Dragão. Mesmo 20 anos após o último episódio original nos EUA, ainda carrega um conteúdo internético atuante. Deu origem a teorias, jogos de rpg, jogos de video game, livros, pesquisas, trabalhos e etc. Muito se discutiu sobre o final da série. Uma teoria iniciada nos anos 90 só serviu para aumentar os boatos. Um falso roteiro do último episódio circulou por emails. Afirmava que os jovens guerreiros da história já estariam mortos desde o primeiro episódio, devido ao acidente na montanha-russa. Teriam sido mandados ao inferno, sendo Mestre dos Magos e o Vingador, as duas faces do mesmo demônio. Porém o escritor Michael Reaves, roteirista de sete episódios, negou:

“Caverna do Dragão foi um desenho altamente sombrio para a sua época. Nós o levamos o mais distante que era possível para um programa infantil. (…) Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é o demônio ou coisa parecida. Essa história toda é absurda.

Michael Reaves foi o escritor daquele que, ao menos em script, é o final oficial das aventuras de Caverna do Dragão, escrito antes mesmo do cancelamento da série.

Para os mais curiosos, a versão final:

O episódio inicia com os seis garotos enfrentando uma hidra. O Mestre dos Magos aparece durante a briga mas se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila de um lado e Hank, Bobby, Diana e Uni do outro). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.

Sem sair do mundo da fantasia, temos o mangá mais vendido da história e um dos dois animes mais famosos: Dragon Ball. O mais famoso é Os Caveleiros dos Zodíacos (anos 90). Dragon Ball surgiu em 1986, por isso foi colocado na lista.

Existiram 3 seqüências, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT. No Japão só existiu Dragon Ball, o “Z” só foi adicionado ao anime para diferenciar as temporadas. Como no ocidente foi justamente esta fase que fez sucesso, a Shueisha (editora japonesa do mangá) resolveu também adotar o “Z” nesses países. Muito se espera sobre o novo filme que estréia primeiro no Japão em março de 2009, apesar de ser um filme norte-americano.

Deixando os punhos de lado e pegando a espada, temos o He-man. Apesar de hoje eu rir litros da roupa e do cabelo dele e mesmo depois de descobrir que o nome do personagem em inglês significa homem forte, masculino e sexualmente viril, ainda me traz a nostalgia da época. Quantas vezes vi pendurada nas lojas a espada do He-man e um garotinho pedindo para a mãe comprar? O que eu trago mais vivo é a trilha sonora, carro-chefe do desenho e a famosa “moral da história” a cada final de um episódio. Poucos sabem que He-man nasceu para a indústria de brinquedos, depois para as telinhas. Para mim, qualquer continuação atual do desenho é insignificante. Com o He-man surgiu a She-Ra, destinada ao público infantil feminino.

Hahahahaha!

Essa é a expressão mais comum ao lembrar de Os Muppets. Existiram dois programas com os Muppets. O primeiro The Muppets Show, era um programa de televisão infanto-juvenil onde os personagens eram bonecos de fantoche. O segundo, Muppets Babies foi inspirado num episódio de Os Muppets invadiram Nova York (The Muppets Take Manhattan), onde a Miss Piggy imagina como seria se ela e o Sapo Caco (o mais famoso dos Muppets) tivessem crescido juntos.

Muitos desses desenhos são originais e incríveis para a época. Houveram duas versões de Punky: a original se iniciou como seriado com o título Punky, a levada da breca (nome adaptado pelo SBT) e depois apenas Punky, o desenho, que a meu ver é um dos desenhos mais bobos. Muitos acham que o desenho foi produzido primeiro, mas foi exatamente o contrário. O que estragou a nova versão foram algumas alterações de personagens e enredo que deixaram muito diferente do seriado original. A principal diferença é a inclusão de Glommer, personagem mágico e estranho. Na abertura do programa mostra o bichinho peludo vindo de um lugar mágico atrás de um arco-íris.

Aqui tem um especial de 9 minutos com algums dos desenhos que eu citei e outros mais:

Os melhores desenhos dos anos 80

O blog IZ Reloaded juntou uma coleção de aberturas de desenhos animados dos anos 80, todas disponíveis no Youtube.

1. Action Force
2. Bravestarr
3. Captain Planet
4. Care Bears
5. Centurions
6. COPS
7. Defenders of the Earth
8. Denver the last dinosaur
9. Ducktales
10. Dungeons and Dragons
11. Ewoks
12. Flash Gordon
13. Galaxy Rangers
14. GoBots
15. He-Man and the Masters of the Universe
16. Tarzan Lord of the Jungle
17. The Flinstones
18. Galaxy High
19. Garfield and Friends
20. G-Force
21. G.I. Joe
22. Grimm’s Fairy Tales
23. Gummi Bears
24. Heathcliff
25. The Incredible Hulk
26. Inspector Gadget
27. Jayce and the Wheeled Warriors
28. Jem
29. The Jetsons
30. Macross
31. M.A.S.K
32. Mighty Mouse
33. My Little Pony
34. Pac Man
35. Plastic Man
36. Police Academy
37. Popeye
38. Potato Head Kids
39. The Racoons
40. Rainbow Brite
41. The Real Ghostbusters
42. Ring Raiders
43. Robocop
44. Rubik The Amazing Cube
45. Smurfs
46. Shazam
47. She-Ra
48. Snorks
49. Strawberry Shortcake
50. Silver Hawks
51. The Muppet Babies
52. Teddy Ruxpin
53. Teenage Mutant Ninja Turtles
54. Thundercats
55. Transformers
56. Voltron
57. Visionaries
58. Wuzzles
59. Yogi’s Treasure Hunt
60. Starcom
61. Chip n Dale Rescue Rangers
62. Robotech
63. Saber Rider and the Star Sheriffs
64. Alvin and the Chipmunks
65. Fraggle Rock
66. Tiger Sharks
67. Dino Riders
68. Dennis the Menace
69. Legend of Zelda
70. Bionic Six
71. Blackstar
72. Gravedale High
73. Astroboy
74. Dinosaucers
75. King Arthur and The Knights of Justice
76. The Littles
77. Star Blazers
78. Inhumanoids
79. Thundarr the Barbarian
80. Spiral Zone
81. Pigeon Street

26 Responses to “Os anos 80 (especial dia das crianças #2)”

  1. Zé says:

    Adoro, adoro, adoro.

  2. Ah anos 80, saudades, saudades… Os desenhos dos anos 80 eram bem melhores do que os de hoje… :)

  3. @AndrePacheco dei uma pequena modificada http://arteevicio.com/ enquanto num penso em algo melhor

  4. RT @barbaaa: @AndrePacheco dei uma pequena modificada http://arteevicio.com/ enquanto num penso em algo melhor

  5. RT @barbaaa: @AndrePacheco dei uma pequena modificada http://arteevicio.com/ enquanto num penso em algo melhor

  6. DJ Katan says:

    @titosenna Você conhece o Arte e Vício, do @barbaaa? Eu não trabalho com isso, mas sou fã desse blog: http://arteevicio.com/ Passa lá. =)

  7. Tito Senna says:

    RT @LBKatan: @titosenna Você conhece o Arte e Vício, do @barbaaa? Eu não trabalho com isso, mas sou fã desse blog: http://arteevicio.com

  8. Tito Senna says:

    @LBKatan blog maneiro! http://bit.ly/4rgTls Arte e Vício

  9. DJ Katan says:

    RT @titosenna: @LBKatan blog maneiro! http://bit.ly/4rgTls Arte e Vício

  10. Um blog bem legal que retomou as atividades esse ano : ) http://bit.ly/4rgTls

  11. Pra quem não sabe, o blog do @barbaaa, tb conhecido por "blog mais fodástico de arte, design e cultura" tá de volta: http://arteevicio.com/

  12. Vitor Torres says:

    Já visitou um blog hoje? http://arteevicio.com/ <— arte, design e cultura! (dica do amigo @tarushijio)

  13. RT @PTBaixada: "Tem gente que acha…o importante é discutir …já e adotar as posições corretas para o futuro." em http://migre.me/4gl

  14. RT @rcovaleski: Alô @Muvuca2011, links dos vídeos da palestra: http://migre.me/4ju5t | http://migre.me/4ju1… (cont) http://deck.ly/~ppXpX

  15. Mila Ziggy says:

    GENTE!! pra quem #ama O #TWITTER tem uns #badges muito lindooos aqui http://bit.ly/c6gNB #icones

  16. Lucas Lange says:

    RT @barbaaa: Yankee Gal, a anima̤̣o Рtv-av #13 http://t.co/WTsYrBM Ḅo, muito ḅo!

  17. http://bit.ly/ncNT8k E se as Redes Sociais fossem pessoas?

Comente

*