25
Nov

Manoel Lemos fala sobre o Ranking Blogblogs

Muitos blogueiros comentam o meme que está dando trabalho para o pessoal do Blogblogs. Eu não participei e nem vou participar, não vejo sentido (mesmo com a falsa crítica que leio por aí dizendo que o rank não serve para nada)  prefiro continuar fazendo o trabalho que sempre fiz e que os leitores decidam quem merece atenção ou não. Não vou me aprofundar no assunto pois tenho amigos participando e a escolha é deles, é indiferente para mim. Nesse texto, Manoel Lemos esclarece algumas dúvidas e fala qual a atitude que a Blogblogs vai tomar para não deixar a bagunça que memes como o Quero subir no Raking tem causado. De uma forma extremamente profissional, ele confessa os erros que a empresa de indexação de blogs e sites cometeu com o ranking.

Quando o BlogBlogs disponibilizou pela primeira vez o Ranking, os critérios eram bem mais frágeis que o atual e ele levava em consideração a quantidade total de links recebidos por um blog. Obviamente não era uma boa escolha e esta solução não durou mais do que algumas horas, bastou que o Edney e alguns outros blogueiros me enviassem emails comentando e argumentando sobre o algoritmo para que eu virasse mais uma noite e fizesse algumas modificações. Foi assim que ficamos, por um bom tempo, com o critério de número links recebidos de diferentes blogs. Porém, este modelo tem um problema, já que ele não representa o carater temporal da relevâcia de informações de blogosfera. É por isto que outros serviços como o Technorati utilizam uma janela de tempo para que os links muito antigos não tenham efeito no ranking. Esta foi justamente a modificação que fizemos há algumas semanas, quando passamos a considerar apenas os links dos últimos 6 meses. E foi neste momento que a coisa se complicou. A janela de 6 meses deixou todo o sistema muito sensível, já que milhões de links saíram do cálculo do ranking, deixando blogs mais antigos e mais novos próximos no escala do ranking. Logo, pequenas alterações no número de links recebidos por qualquer blog passaram a ter um impacto mais forte na posição daquele blog no ranking (que é cálculado diariamente). Bom, e o que isto tem a ver com o meme. Esta modificação deixou que o meme tivesse um impacto pelo menos 50 vezes maior do que ele teria com o critério anterior do ranking (tem uma boa matemática envolvida aqui). Isto quer dizer que a solução é voltar ao critério anterior? Não, pois ele também é igualmente ruim na outra ponta da escala, não considerando o tempo. (…)

Leia o texto na íntegra clicando aqui.

One Response to “Manoel Lemos fala sobre o Ranking Blogblogs”

  1. Atrê says:

    eu fiquei meio que boiando no assunto ranking aí, mas gostei da frase “prefiro continuar fazendo o trabalho que sempre fiz …”
    vou fazer o mesmo que afinal é MUITO mais do que MUITOS fazem,né não?…
    abraço

Comente

*